O objetivo do objeto é trabalhar com o conceito de simetria, através da experimentação. Cada vez que se desfaz uma dobra do papel, notamos que a figura inicial é refletida em torno de seu lado, formando-se uma figura simétrica.

Uma possibilidade interessante é trabalhar com os alunos no concreto, dobrando e cortando suas folhas de papel. Ainda explorando recursos computacionais, podemos propor uma atividade bem interessante utilizando um recurso que toda máquina com sistema operacional windows possui, o Paint. Pede-se que os alunos abram neste programa imagens de faces de pessoas (deles mesmos, colegas, atores, modelos, etc...), então pede-se que usando a ferramenta "selecionar" e corta-se a face ao meio na vertical. Após isso, copia-se a metade que ainda está na tela e, usando a ferramenta "imagem>inverter/girar>inverter horizontalmente", faz-se uma reflexão desta imagem e cola-se a mesma ao lado da metade original. Esse exercício irá mostrar quão simétrico era o rosto original, e possivelmente refutar algumas conjecturas feitas por eles a partir do rosto original.

Passo a Passo

Escolha uma foto na qual seu rosto ou do rosto de outra pessoa apareça o mais de frente para a camera possivel.
Abra a foto no Paint Brush e tente achar o que seria a "linha" que divide os dois lados do rosto. Isso pode ser feito visualmente, sem a necessidade de traçar um eixo.
Utilizando a ferramenta Selecionar (retângulo pontilhado), do Paint, selecione uma das metades do rosto e copie.
Abra um novo arquivo e cole a metade copiada.
Vá ao menu Imagem/Inverter/Girar... , opção Inverter horizontalmente .
Cole mais uma vez o lado do rosto e mova até o outro rosto de forma que eles se "encaixem".
Faça o mesmo com o outro lado do rosto e tire suas conclusões sobre a simetria do rosto.

 

Atividades Sugeridas

 

1. Qual das figuras abaixo representa uma reflexão da figura ao lado em relação ao eixo indicado?
2. Em qual (ou quais) das figuras abaixo o eixo indicado em vermelho é um eixo de simetria?