Questões para o professor

  • O que significa ler textos matemáticos?
  • Em que auxilia a leitura de tabelas?
  • Qual o momento apropriado para trabalhar com tabelas?
  • Qual a maneira mais simples de ensinar alguém a ler tabelas?
  • Que conteúdos podem ser trabalhados usando tabelas?
  • Além de ler e construir as tabelas o que mais podemos fazer usando-as?

 

Lendo e completando tabelas

Encontramos tabelas e gráficos nos mais variados contextos. Ao lermos um jornal, podemos verificar que sempre existe alguma reportagem acompanhada de uma tabela. As pessoas que não sabem ler uma tabela sentem dificuldade em compreender o que está sendo tratado na notícia.

Podemos encontrar organizadas em tabelas as mais variadas notícias. Quem nunca ouviu falar da tabela do campeonato brasileiro de futebol? Do quadro de medalhas das olimpíadas? Ou do quadro estatístico das intenções de voto em época de eleições?

Veja abaixo um exemplo muito simples de tabela:

Agosto de 2008
D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Sempre que queremos ver em que dia da semana estamos, qual a fase da lua em determinado dia ou contar quantas semanas têm o mês, recorremos ao calendário. Quando fizemos isso, estamos lendo uma tabela.

Mas qual a importância de desenvolver atividades com tabelas na escola?

Quando trabalhamos com tabelas com nossos alunos estamos:

  • desenvolvendo o raciocínio lógico do aluno;
  • ensinando o aluno a enfrentar situações diferentes;
  • mostrando uma aplicabilidade da matemática;

 

Na primeira parte da atividade estamos preocupados em saber se o aluno sabe ler uma tabela.

É dada uma tabela com inúmeras informações, e com base nessas informações queremos que o aluno responda algumas questões. Veja o exemplo a seguir:

Perguntamos aos alunos de 5ª a 8ª série de uma escola qual o esporte preferido de cada um. Com os dados obtidos contruimos a tabela abaixo:

Esporte
Soma
Futebol
19
22
17
25
83
Vôlei
7
10
4
8
29
Ciclismo
3
2
5
2
12
Natação
1
0
2
1
4
Outro
2
3
1
2
8
Soma
32
37
29
38
136
  • Quantos alunos foram consultados?
  • Quantos alunos são da 7ª série?
  • Que porcentagem dos alunos consultados está na 7ª série?
  • Quantos alunos preferem futebol?
  • Quantos alunos da 6ª série preferem futebol?
  • Que porcentagem dos alunos consultados preferem outro tipo de esporte?

Com base nos dados da tabela podemos responder todas as questões acima e também criar muitas outras.

Uma outra maneira de trabalhar com tabelas na sala de aula é fazer com que os alunos preencham uma tabela. Isto está sendo tratado na segunda parte da atividade. Veja dois exemplos de tabelas que devem ser completadas:

Exemplo 1 - Complete a tabela:

Número
Dobro
Triplo
Quádruplo
2
36
15
84
52

 

Exemplo 2 - Considere os números 2, 25, 48, 49, 125, 350, 497, 875, 900, 1322, 10555, 32102 e 40005. Usando-os complete a tabela:

Número
Divisível por 2
Divisível por 3
Divisível por 5
Divisível por 7
         
         
         
         
         
         
         
         
         
         
         
         

 

Podemos também dar uma tabela preenchida e com base nos dados dessa tabela o aluno deve preencher uma outra tabela. Essa atividade envolve leitura e preenchimento de tabela ao mesmo tempo. Veja abaixo um exemplo.

Foi feita uma pesquisa com alguns alunos para saber qual o meio de transporte que eles usam para vir à escola.

Aluno
Sexo
Série
Transporte
Aluno
Sexo
Série
Transporte
Aluno
Sexo
Série
Transporte
1
F
5
O
11
F
5
P
21
F
5
O
2
F
5
O
12
F
6
O
22
M
5
P
3
M
7
O
13
F
6
N
23
F
7
P
4
F
6
P
14
M
7
N
24
F
7
O
5
M
8
N
15
M
8
N
25
F
8
O
6
M
8
P
16
M
6
O
26
M
7
N
7
M
5
P
17
M
8
P
27
M
6
O
8
F
8
N
18
F
7
P
28
F
6
O
9
F
6
O
19
F
5
N
29
M
5
N
10
M
6
P
20
M
5
N
30
F
6
P

5=5ª série, 6=6ª série, 7=7ª série, 8=8ª série, N=não usa transporte, O=vem de ônibus e P= vem com os pais.

Com base nos dados da tabela acima preencha a tabela abaixo:

Sexo
N
O
P
Soma
F
M
Soma

 

Também podemos pedir para que os alunos construam e preencham a tabela como no exemplo:

Organize numa tabela os dados do texto abaixo e complete-a.

Perguntamos a 78 alunos da 7ª e 8ª séries de uma escola, se eles preferem ver filmes na TV ou no cinema.

  • Na 8ª série tem 36 alunos dos quais 19 são meninos e desses 12 preferem ver filmes no cinema.
  • Das meninas da 8ª série são 11 que preferem ver filmes na TV.
  • Na 7ª série temos 22 meninas das quais 14 preferem ver filmes na TV.
  • Os meninos da 7ª série ficaram empatados, ou seja, metade deles prefere ver filmes na TV e a outra metade prefere ver filmes no cinema.

Se você quiser ler um texto interessante que fala de tabelas e gráficos clique no link abaixo. É um texto do site da revista Nova Escola.

Seus alunos sabem ler gráficos e tabelas?