Questões para os professores

  • Você trabalha reconhecimento de padrões com seus alunos?
  • Onde os alunos encontram padrões em suas vidas?
  • Quando, nas aulas de matemática, você precisa que os alunos entendam algum padrão? É simples para os alunos?
  • Você trabalha as operações aritméticas misturadas ou uma de cada vez?
  • Em que momento do seu planejamento você realizaria uma atividade desse tipo com os alunos?
  • É possível realizar essa atividade com alunos de quinta série? Por quê?
  • Que outros muros poderiam ser criados?
  • Que outros conteúdos poderiam ser abordados na construção desses muros?
  • Cada muro iniciado possui uma única forma de continuação?
  • Será que é possível começar um muro com mais de uma maneira de completar?
  • Os muros propostos pelo objeto apresentam sempre a base completa e o aluno precisa completar o restante dos tijolos. Mas é possível propor outros muros iniciados para que os alunos completem, como os exmplos abaixo:

    *Nesses dois exemplos, cada dosi tijolos, como base, têm sua soma no tijolo superior.
  • Que tal propor que os alunos descubram maneiras diferentes de apresentar um muro iniciado com solução única?
  • É possível abordar outros conceitos com esse mesmo tipo de atividade?

Para exercitar e trabalhar o reconhecimento depadrões, é recomendável resolver exercícios mais simples antes de apresentar esse desfio dos muros. Um exercício que pode gerar muitas idéias novas é propor algumas sequências iniciadas e pedir que os alunos as continuem. Alguns exemplos são apresentados abaixo:
- A A A B A A A B...
- 1 22 333 4444...
- 1 2 4 8...
- 5 8 11 14...
- 2 6 10 14...
- 21 18 15 12 9...
- ABCD BCDE CDEF...
- 0 1 2 0 3 4 0...
- 1 2 1 3 1 4...
- 3 5 7 9...
- 8 9 10 9 10 11 10...
- 3 3 3 3...
- 10 100 1000...

É possível pensar em padrões não numéricos nem com letras, mas com figuras: