Questões para os alunos

  • O que é mais difícil: completar os tijolos que faltam ou entender a formação do muro?
  • Que estratégias você utilizou para completar os tijolos em branco? Você acredita que exista uma estratégia que sirva para qualquer muro iniciado? Por quê?
  • Observe os exemplos de muros iniciados abaixo e complete-os:

    *Os dois exemplos são formados seguindo a seguinte regra: cada dois tijolos, como base, têm sua soma no tijolo superior.
  • A estratégia que você usou para completar esses dois exemplos foi a mesma que para os do objeto?
  • A parte completa do muro possibilita o preenchimento completo? Algum tijolo poderia aparecer em branco sem prejudicar sua unicidade de "completude"?
  • Existem posições imprescindíveis de serem fixas? Por quê?
  • Existe algum número mínimo de tijolos fixos para que haja apenas uma maneira de completar? Se sim, qual seria? Se não, por quê?
  • Você conseguiria criar um muro envolvendo outro conteúdo de matemática que você tenha aprendido?

Para você entender a formação dos muros e buscar respostas para as questões propostas, outros exemplos de muros iniciados estão apresentados abaixo. Atenção: todos estes exemplos seguem o mesmo padrão de formação, o de somar os dois tijolos da base para formar o tijolo superior.

  • Em todos esses muros a solução é única?
  • Em algum dos exemplos falta informações para completar o muro?
  • Em algum dos exemplos sobram informações?
  • É possível criar um muro impossível de ser completado? Como seria?