Considerações para os professores acerca do objeto: Enchendo o aquário

Quando trabalhamos proporção nas escolas, encontramos dificuldade em desenvolver os conceitos envolvidos nos problemas que apresentamos. Preocupados com esta dificuldade procuramos desenvolver um objeto virtual que fosse interativo e que permitisse ao estudante "experimentar" uma simulação do problema apresentado. Neste objeto, trabalhamos com grandezas inversamente proporcionais, isto é, quanto mais água sair da torneira, menor será o tempo necessário para encher o aquário.

Este objeto pode ser inserido tanto em uma aula presencial quanto em uma aula a distância. Acreditamos que o papel do professor em qualquer um dos casos é de instigador e questionador. Apresentamos, portanto, algumas questões envolvendo o objeto para pensarmos:

    • Qual é a importância de trabalharmos proporção com os alunos?
    • Onde os alunos encontram proporções no dia-a-dia?
    • Trazer estas experiências dos alunos ajuda-os a compreender os conceitos envolvidos?
    • Este não seria um bom momento de trabalhar com tabelas e gráficos em conjunto?
    • Que tal pedir aos estudantes que façam uma produção escrita explicando como se desenvolveu o processo de resolução do problema?
    • O que você acha de fazer uma referência à História da Matemática, discutindo com os alunos desde quando se estuda proporcionalidade e de quais necessidades do homem surgiu este conceito?

 

Orientações para uso do objeto:

1 - Quando você clica em "como fazer?" aparecem orientações de como usar o objeto no balão da conversa.

2 - Reiniciar faz com que o objeto sorteie novas torneiras para o problema.

3 - Clique em "Tentar novamente" para resolver o problema com as mesmas torneiras.

4 - Espaço para digitar o tempo que o aquário leva para encher.

5 - Clique em "ok" para o aqquário encher durante o tempo escolhido por você.

Como resolver o problema: