SIMETRIA

Para sabermos se uma figura é simétrica, precisamos observar se ao dobrarmos ela no eixo de simetria um dos lados cai bem certinho sobre o outro lado.

Observe o quadrado abaixo... Ele é uma figura simétrica? Onde está o eixo de simetria?

Podemos perceber que no quadrado acima existem mais de um eixo de simetria. Dois desses eixos de simetria são as diagonais do quadrado. Será que as diagonais de um retângulo também são eixos de simetria do mesmo? Sabemos que cada diagonal divide um retângulo em duas partes iguaizinhas, mas será que, se dobrarmos um retângulo na diagonal as duas partes se sobrepõem? Faça o teste e conclua se as diagonais do retângulo são seus eixos de simetria.

Uma proposta legal para ser trabalhada com os alunos é fornecer algumas imagens e solicitar que eles encontrem eixos de simetria nelas. Como visto acima, no exemplo do quadrado, existem figuras que possuem mais de um eixo de simetria. Clique na imagem ao lado e veja alguns exemplos de imagens.

 

Para trabalhar simetria podemos usar materiais como o papel quadriculado e também o geoplano. Na imagem ao lado estou sugerindo uma atividade de localização dos eixos de simetria com o uso do geoplano. Dê uma conferida!

Quando falamos em simetria, automaticamente deve surgir em nossa cabeça a idéia do espelho, pois o espelho funciona como um eixo de simetria. Observe algum objeto refletido no espelho...A imagem refletida não é exatamente igual? E se você aproximar o objeto do espelho com a intenção de sobrepor ele a sua imagem refletida, essa sobreposição não fica bem justinha? Faça o teste.

Propor atividades com espelhos pode trazer um melhor entendimento em relação ao que diz respeito a simetria. Clique na imagem ao lado e veja uma opção interessante de atividade. Faça algumas cartas e leve alguns espelhos para a sala de aula quando estiver desenvolvendo o conteúdo de simetria.

Cara metade

Essa é outra proposta interessante para ser desenvolvida com os alunos. Com essa atividade eles terão que imaginar a figura completa para poder responder. Uma sugestão para essa atividade é propor que eles completem a figura desenhando o lado que falta ou utilizem o espelho para visualizar o outro lado.

Respeitando a simetria, circule a figura que melhor completa a figura destacada.

Podemos usar o papel quadriculado e o geoplano para desenvolver atividades em que o objetivo seja completar as figuras. Veja abaixo, uma proposta para utilização de cada um dos materiais citados.

 

Que tal propor que os alunos representem uma figura a partir de dois eixos de simetria diferentes? Clique na imagem ao lado e veja uma proposta bem legal. Fique atento às soluções dos alunos, pois com algumas imagens eles podem se confundir e apenas desenhar a figura em outro quadrante do sistema de coordenadas ao invés de fazer a simetria.

No link da imagem ao lado, apresento um objeto muito legal que trata de simetria. Você deve posicionar todas as bolinhas de modo que elas formem uma imagem simétrica com dois eixos de simetria: uma reta vertical e outra horizontal.

A imagem ao lado leva a um objeto chamado "Simetrizador" que apresenta m desafio interessante: cobrir o espaço com as figuras disponíveis usando reflexões ou rotações das mesmas.

O estudo de simetria pode ser desenvolvido junto com o estudo de formas geométricas. Também podemos falar de simetria na aula de Ciências... Você sabia que existe simetria também na natureza? Que tal explorar um pouco isso?