LOCALIZAÇÃO ESPACIAL

Olá... sou Beatrês, adoro brincar! Minhas brincadeiras preferidas são pular corda e brincar de esconde-esconde. Você conhece essas brincadeiras? Suponhamos que você brincou de se esconder hoje. Como você explicaria, para uma pessoa que não participou da brincadeira, onde é que você estava escondido? Para responder essa questão é preciso ter alguma noção de localização espacial. Vou apresentar sugestões que podem ser usadas para desenvolver esse conteúdo na sala de aula.

Quem nunca resolveu uma atividade de labirinto?

Quando resolvemos uma atividade como essa não nos damos conta de que estamos praticando atividades de localização espacial. Clique na imagem abaixo para cumprir a tarefa de levar o ratinho até o queijo. Fique atento para os movimentos que serão realizados, como por exemplo virar à direita, virar à esquerda, seguir em frente...

E então? Conseguiu encontrar o caminho que leva o ratinho até o queijo? E esse caminho é único?

Que tal construir seu próprio labirinto? No link da imagem ao lado apresento um construtor de labirintos. Divirta-se criando labirintos!

Assim, como quando jogamos labirinto, no cotidiano usamos as expressões à direita, à esquerda, à frente e outras como em cima, em baixo, atrás e na frente. Usamos essas expressões para indicar um caminho a alguém que está perdido; indicar a localização de um objeto como, por exemplo, o copo está em cima da mesa; e também para explicar a uma pessoa o lugar onde nos escondemos numa brincadeira de esconde-esconde como, por exemplo, eu estava atrás da casinha do cachorro.

Abaixo tenho atividades que envolvem localização espacial de objetos.

Que tal arrumar o quarto de um amigo nosso e deixar tudo no seu lugar? Clique na imagem abaixo para arrumar o quarto.
Ou então arrumar a casa? Clique na imagem ao lado para arrumar a casa.

 

Na estante ao lado está minha coleção de livros, alguns estão sem a etiqueta de identificação.

Gostaria de deixar tudo organizado... Me ajuda com essa organização?

Clique na imagem ao lado para me ajudar com essa tarefa.

Além das atividades acima sugeridas, também podemos trabalhar localização espacial usando mapas.

Clique na imagem ao lado e siga o sentido das setas para atravessar a cidade. Cuidado! Existem cruzamentos muito perigosos.

 

Clique na imagem abaixo e descubra qual é a frase que está escondida seguindo o caminho indicado.

 

 

 

Desenvolver atividades de localização espacial com mapas é muito interessante. Você conhece o Google.maps? É um site com mapas, indicações e que pode ser explorado com os alunos de diversas formas...