FORMAS GEOMÉTRICAS BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS

Existe muita geometria ao seu redor? Já parou para pensar que tudo que nos rodeia tem alguma forma geométrica? Quando olhamos ao nosso redor, enxergamos quadrados, retângulos, cubos, circunferências, cones, cilindros, etc.

Que formas geométricas conseguimos identificar quando olhamos para uma cadeira? Faça esse exercício... olhe para uma cadeira e identifique o máximo de formas geométricas.

Clique na imagem ao lado para colorir duas cenas bem divertidas que foram desenhadas com figuras geométricas. Quem ainda não conhece formas geométricas como o quadrado, o retângulo e a elipse, terá aqui a oportunidade de conhecer. E não são somente essas... Dê uma conferida!

Observe as figuras abaixo. Que diferença podemos perceber entre elas?

Quando trabalhamos com formas geométricas podemos desenvolver atividades que envolvem conceitos como classificação e comparação. Veja na imagem ao lado uma alternativa para tratar esses conceitos envolvendo geometria.

Clique na imagem ao lado e verifique uma atividade muito simples que trata de formas geométricas.

O jacaré precisa encontrar a peça que completa o retângulo... Vamos ajudá-lo a resolver esse quebra-cabeças?

Que tal desenhar um pouco? Clique na imagem ao lado para ver a atividade. Além de desenvolver a habilidade em reproduzir uma imagem, essa atividade envolve sistema de coordenadas e ampliação de figuras.
Esconde-esconde! Quem nunca brincou de esconde-esconde? Na atividade ao lado tem alguns triângulos escondidos. Que tal propor aos alunos que eles encontrem o maior número de triângulos escondidos nas duas imagens? Crie desafios com outras formas geométricas.

Como disse anteriormente, existe muita geometria ao nosso redor. Sendo assim, podemos associar a todos os objetos, formas geométricas. Como assim? Bom, veja só... quando falamos em esfera, associamos uma bola e quando falamos em cubo, associamos um dado. Clique na imagem ao lado e veja um jogo que tem por objetivo fazer essas associações, isto é, associar cada forma geométrica a algum objeto do nosso dia-a-dia.
Clique na imagem ao lado para ver um objeto muito desafiante. Ele envolve as figuras bidimensionais quadrado e triângulo. Como dica para resolver os desafios posso dizer que é interessante resolver a atividade esconde-esconde que está acima.

Para trabalhar composição e decomposição de figuras sugiro o uso do Tangran. Ele é um quebra-cabeças chinês, formado por sete peças recortadas de um mesmo quadrado, conforme a figura ao lado. Com as sete peças muitas formas diferentes podem ser construídas. 

Para ver alguns exemplos clique na imagem ao lado.

Sugestão para sala de aula: construa um tangran de papelão ou EVA com seus alunos.

No link da imagem ao lado, apresento um tangran virtual. Clique e resolva os desafios propostos.

 

Quando trabalhamos com as formas geométricas, podemos associar com as atividades diversos conteúdos como por exemplo classificação, comparação, composição e decomposição de figuras, construção de sólidos, representação de objetos, etc.